sexta-feira, 4 de abril de 2014

Origem

Distrito Lagoinha
Por volta do ano de 1850, na região em que predominava era o elemento terra e muita caatinga, o Senhor  Antônio Martins Bezerra que era popularmente conhecido  como “Martins Bezerra”, comprou uma fazenda que tinha várias lagoas e devido o tamanho dessas, que eram pequenas, originou-se então, a Fazenda Lagoinha. Até os dias de hoje, ainda encontramos algumas pequenas lagoas.
A Fazenda Lagoinha começou a ser povoada nos anos de 1860, segundo  relato de Dona Cecília Maria da Silva (Bisneta de Martins Bezerra), que já está com mais de 80 anos, relata então, que começou-se a  povoação através dos filhos de seu Bisavô  que  teve quatro filhos do seu Primeiro matrimônio e nove do segundo, os quais começaram-se  a casarem e construírem casas dentro desta propriedade que logo tornou-se a ser um povoado.Assim, seus habitantes começaram a desenvolverem suas culturas: Agricultura(milho,feijão,mandioca),artesanato( costura e bordado), caça e pesca. Por volta de 1903, com a chegada do pioneiro do sertão( Senhor Delmiro Augusto da Cruz Gouveia) que já era conhecido no comércio internacional como "Rei" da pele, houve-se melhoria tanto na caça quanto na pesca,e, consequentemente, a  agricultura teve prestígio e valorização com o cultivo do algodão seridó que, logo seria vendido e transformado em linha na Cia. Agro Fabril Mercantil, atualmente, Fábrica da Pedra.No artesanato, também ocorreram mudanças, tais como, tecê rede e renda nas próprias residências, pois cada casa possuía um "tear",contribuindo para a popularidade e renda local.Exemplificamos assim, o Senhor Euzébio José Moreira, ilustre comerciante de redes e lençóis que destacou-se como grande negociante e obviamente, possuidor de grandes patrimônios local.
Com o passar dos tempos, essas culturas foram se enfraquecendo devido a morte do pioneiro Delmiro Gouveia,a  modernidade e o clima regional.
Lagoinha é atualmente um distrito do município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, ficando  7 km do centro da cidade e 2 km do Rio São Francisco. O número de habitantes residentes  é de aproximadamente 1.200, baseado no CENSO 2010, possuindo duas escolas municipais( Ensino Infantil e Fundamental), três igrejas( duas Católicas e uma Evangélica),um Cartório de Registro Civil, um Posto de Saúde e uma Quadra Esportiva.

Relatos baseados em documentos comprobatórios em Cartórios e relatos de Dona Cecília Maria da Silva e Senhor Lindemar Maria dos Santos( Bisnetos de Martins Bezerra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário